terça-feira, 23 de junho de 2009

ANÁLISE DOS CAFÉS TEOLÓGICOS
O Evangelho de Lucas, na perspectiva de Dr. Ágabo Borges é apresentado em um caráter literário e eclesiológico. Ele inicia sua fala apontando as diferenças entre o Evangelho de Lucas, Mateus e Marcos. O Evangelho de Lucas começa diferentemente dos outros Evangelhos. Ele é colocado numa maneira ordenada e também uma característica especifica: a descrição do método da pesquisa do conteúdo e a apresentação dos fatos que ele narra especificamente, o fato de ser o único Evangelho a ter um endereçado que é o Teófilo, significando “amigo de Deus”.
O Evangelho de Lucas tem uma forma própria de narrar à vida de Jesus. Ele é o único a apresentar Jesus com a riqueza de detalhes desde o nascimento até sua morte. Em Lucas Jesus é apresentado dentro de um contexto no qual vai se desenvolvendo.
O Dr. Ágabo ainda, apresenta o Evangelho de Lucas como o Evangelho dos pobres, onde esses recebem a maior atenção e cuidado da parte de Jesus. O Reino de Deus nesse Evangelho é diferente do Reino de Deus que o Evangelho de Mateus apresenta, pois, é o Evangelho dos pobres que são socialmente rejeitados por uma razão ou outra. O Reino de Deus em Lucas é para as criança e pobres porque são eles que estão na dependência dos outros. O ideal do Reino é a dependência absoluta de Javé. A participação do Reino é a de restauração da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário