quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Evangelho de Marcos

O autor do Evangelho segundo Marcos era de uma comunidade de camponeses onde existia uma turbulência de poder. Uma comunidade que em sua maioria estava em constantes conflitos, e esta comunidade abriu o caminho para um pensamento que em tese veio do Céu. Todo texto tem uma tradução e tradição, a então comunidade escreve o principio do movimento de Jesus. Sendo assim se criou uma nova etapa na comunidade com o evangelho de Cristo que frisava os pobres.
Os espaços e tempos foram marcados pelos textos que vem surgindo que significa tecidos onde testamos a linguagem humana, vale frisar: que os textos vieram de vivência comunitária, estes textos são denominados textos vivos, devido sua clareza que veio da convivência destes povos. O Evangelho de Marcos dar espaço e tempo aos evangelhos de Mateus e Lucas. Isso quer dizer que, Marcos serviu como fonte para Mateus e Lucas, sendo o Evangelho considerado a ser o mais velho do Novo Testamento.
Quando Marcos nos fala de cruz e corpo, ele quer dizer que esta mesma cruz é relacionada com matar e morrer deste então império romano, ou seja, a cruz é um símbolo de morte para os romanos, mas em seguida após a crucificação de Jesus a mesma cruz passa a ser um símbolo de amor, pois o corpo não podia ser rompido pela cruz. Perpassando por estas vertentes fica claro toda preocupação de Marcos em frisar a cruz como inicio e não o fim de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário